segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O Povo: 23-jan-2011.



Pangaré de fôlego!

O folclórico Pangaré está de volta. Para homenagear os 285 anos de Fortaleza, este ano, ele vai correr toda a orla da Capital
22.01.2011| 16:00
Fernando Pangaré é um personagem folclórico do atletismo no Ceará. Batizando-se de %u201Cultra-maratonista%u201D, ele sonha em entrar para o Livro dos Recordes  (RAFAEL CAVALCANTE)  
Fernando Pangaré é um personagem folclórico do atletismo no Ceará. Batizando-se de ultra-maratonista, ele sonha em entrar para o Livro dos Recordes (RAFAEL CAVALCANTE)

Depois do Around Fortaleza, mais um desafio para o quem podemos chamar de “homem sem barreiras”, Fernando Luciano Barros Xavier, o famoso Pangaré. Agora, prometendo passar por cima dos obstáculos, o corredor quer cruzar toda a orla de Fortaleza, no chamado Around Beach, como batizou. E correndo apenas pela areia da praia.

No ano passado, Pangaré já aprontou das suas. Deu uma volta na cidade correndo e batizou seu evento de Around Fortaleza. Para isso, contou com o apoio da Prefeitura, que disponibilizou pessoal e equipamentos da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), além da Polícia Militar.

Pangaré se mostra motivado para o novo desafio. Mas sabe que não será fácil. “O problema desse novo desafio é que o litoral da cidade não é contínuo. Mas ainda vou me reunir com as pessoas responsáveis para definir a melhor forma.”, diz o maratonista.

Há trechos do litoral da capital onde não é possível a travessia pela areia. Neste caso, Pangaré teria que percorrer pelo asfalto.

E para quem pensa que este é um dos mais difíceis desafios para ele, se enganou. “Rapaz, eu já corri 161 quilômetros na Argentina e dois dias direto na República Tcheca”, diz ele. São números que o creditam para o percurso de 33 quilômetros criado por ele mesmo, da Barra do Ceará à Sabiaguaba.

A data é especial. Assim como no Around Fortaleza, ele também quer correr no dia do aniversário da cidade. “É uma forma de homenagear a cidade que me acolheu”, diz o carioca que chegou à Capital cearense há 20 anos e já construiu família. E nada melhor que um desafio praiano para mostrar o carinho pela Capital que completará de 285 anos.

Sem limite
Pangaré ainda não havia decidido qual empreitada iria encarar este ano. Eis que deram corda e ele comprou o desafio. “Quem já correu tudo que eu corri não pode dizer que há limite”, exalta.

NÚMEROS

161
quilômetrosFoi o maior desafio enfrentado por Pangaré, na Argentina. O registro da prova e do percurso feito é dele mesmo.

2
dias
O corredor, de 47 anos, também destaca que na República Tcheca, ele teria ficado dois dias seguidos correndo.

20
anos
É o tempo que Pangaré já mora em Fortaleza. Ele é do Rio de Janeiro. Além de correr, ele é casado e tem três filhos.

Emmanuel Macêdo
emmanuelmac@opovo.com.br
Veja as notícias relacionadas. "Pangaré, não burro"
Espaço dos leitores 1 Comentário(s)
newton silva 22/01/2011 22:01
Não entendo essa mania desse povo de colocar tudo em inglês. Tanto termo bom aqui no Ceará. Em vez desse tal de "Around Beach" bem que podia ser "Arrudiando a Praia". Ficava mais autêntico, mas cearense.

*******

"Pangaré, não burro"


22.01.2011| 16:00
Pangaré já foi personagens em várioas matérias do O POVO. Em uma clássica, intitulada “Forrest Panga”, assinada por Ciro Câmara, Fernando Pangaré conta suas histórias e causos em todos de eventos pelo mundo, além das dificuldades em conseguir patrocínio.

Entre os causos, Pangaré fala da façanha de tentar entrar para o Livro dos Recordes ao correr 10 mil km divididos

em 730 trechos durante um ano. Mesmo conseguindo, o livro não reconheceu por não ter acompanhado parte do evento. Sobre o apelido Pangaré, o maratonista fala que foi dado pelo repórter Marcos Uchôa, da TV Globo, ao encerrar uma matéria: “Fernando é Pangaré, mas não é burro”.

Veja as notícias relacionadas. Pangaré de fôlego!
Espaço dos leitores 0 Comentário(s)
Comentário(s) | 0
Participe | Comente esta notícia
Importante

Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as consequências derivadas deles podem ser passíveis de sanções legais. O usuário que incluir em suas mensagens algum comentário que viole o regulamento será eliminado e inabilitado para voltar a comentar.


Capa
Passe o mouse para ampliar e clique para ler a edição completa
Veja mais: Jornal de Hoje Todas as manchetes da edição impressa

Postar um comentário

PANGA's SEND!