terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Carta ao jornalista Rogério Gomes.

A coluna do jornalista Rogério Gomes, no último dia 15, fez alusão à SESPORTE/CE.
Nesse sentido, Pangaré trouxe sua parcela de contribuição à discussão.





O novo secretário de Esportes do Estado é o deputado estadual Gony Arruda. E o que as federações amadoras esperam dele? Depois de conversar com alguns dirigentes, a maioria pede mais atenção aos atletas que tentam competir fora do Ceará, mas ainda não são de "ponta". É a velha cantilena da falta de patrocínio. A Secretaria de Esportes do Estado tem se destacado por ajudar financeiramente atletas de alto rendimento que viajam para competições nacionais e até internacionais. Que este apoio chegue também para quem ainda está engatinhando na carreira.


Caríssimo Rogério, na dúvida sobre se O POVO publicará essa minha intervenção na íntegra (questões espaciais a gente compreende), reproduzi-la-ei em meu site.
Receio ter que discordar só um pouquinho de parte da tua presente assertiva.
O ultramaratonista Fernando Pangaré, vice-campeão da segunda edição da Ultramaratona 24 Horas de Corrida na Pista, em novembro último, por ocasião da Virada Esportiva Paulista, no tetraênio 2007/2010 fez 67 competições (9 das quais, no exterior e apenas 7, em nossa capital) sem acessar a sequer meio centavo dos cofres do Estado (se meio milímetro sequer de inverdade houver nessas minhas palavras, que o Deus de Israel, o mesmo que ininteligivelmente teima em me manter de pé desde 80, me desprova de toda e qualquer capacidade de correr meio metro que seja).
Você, que me conhece desde a década de 90 e tem acompanhado de perto tanto minha trajetória em específico - tendo, a rigor, em julho último, noticiado o meu êxito no 'AROUND FORTALEZA', acerca do qual, in off, abriste tua alma para me declarar não acreditar muito no seu eventual êxito (lembras?!) - quanto o amadorismo como um todo, mais que ninguém, sabe o quanto os desportistas locais têm se ressentido de uma ação mais incisiva e contundente do Erário Público Desportivo Estadual, que, um pouquinho diferente do que você afirmou, não vinha dando essa atenção toda ao amadorismo local. Não era bem assim que a banda tocava. E eu, que, como você sabe, no decorrer de 31 anos de carreira, pela Misericórdia de Deus - e só por ela! - tenho sido tomado como expoente na ultramaratona nacional, bem como, na sul-americana, à medida que, como O POVO noticiou em 22/07/2009, mesmo após mais de 29 anos de estrada, fui bronze no Sul-americano Master de 100 Kms na Colômbia (com APOIOZERO daqueles sobre os quais afirmaste eventuais ações de louvor) uma vez não dispondo de rabo preso com ninguém em meus quase vinte anos de Ceará, efetiva e categoricamente, posso fazer esse tipo de afirmação, afinal, não nos faltariam elementos históricos a corroborar minha tese.
Foto: jornal O POVO.
Quanto ao trabalho a vir a ser desenvolvido pelo deputado Gony Arruda, certamente, desejamo-lhe êxito pleno e sucesso total, para que possamos dar os passos que, nos últimos quatro anos,não foram concretados.
No mais, fica o abraço do amigo que continua apreciando teu jornalismo transparente. Que Deus Te abençoe e preserve assim.
A gente se esbarra no 'AROUND BEACH', em abril.
* Vale lembrar - nunca é demais: O RIO PRECISA DE NÓS!
Postar um comentário

PANGA's SEND!