quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Festival Internacional do Camarão da Costa Negra.

Começa na sexta-feira (11) a terceira edição do Festival Internacional do Camarão da Costa Negra, o Grand Shrimp Festival.  Paralelo ao evento, na Fazenda Cacimbas, em Acaraú (CE), acontece até domingo (13) o III Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste. O Festival apresenta dez renomados chefs de cozinha nacionais e internacionais, além de palestras técnicas e científicas de categorizados especialistas para empresários e pessoas do setor.
O presidente Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN), Livino Sales, a exemplo dos dois anos anteriores (2009 e 2010) chama atenção das autoridades e dos seus companheiros de associação sobre a falta de uma política definida para a regulamentação de licenças ambientais para a produção de camarão em cativeiro.
De sexta a domingo o Festival sedia reunião da Câmara Setorial do Camarão, palestras sobre Arranjos Produtivos Locais da carcinicultura do litoral oeste, julgamento de pratos feitos à base de camarão pelos 10 chefs convidados; casamento do camarão com vinhos e outros ingredientes; cursos rápidos e workshops gastronômicos. Encerrando o festival será entregue o Troféu Mérito Costa Negra.
A atividade principal da região do Acaraú é a produção de camarão em cativeiro. A bacia do Rio Acaraú é a segunda em importância para o Ceará. Até o mar são 320 quilômetros de extensão.
Na Costa Negra, região que abrange Itarema, Acaraú, Cruz e Jijoca, estão localizados os viveiros de fazendas de carcinicultura. São 33 fazendas de engorda, quatro unidade de beneficiamento e um laboratório de produção de pós-larvas. A produção anual é de 10 mil toneladas de camarões numa área cultivada de 886,28 hectares.
A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) aponta que o Ceará ocupa o segundo lugar em produção de camarão no Brasil. Perde para o Rio Grande do Norte. O Ceará tem 180 fazendas de camarão distribuídas em 21 municípios.
Postar um comentário

PANGA's SEND!